Quando você se propôs a escrever seu romance, pretendeu escrever o melhor possível ou pretendeu apenas terminar?
Como autores, é fácil ficar com os olhos estrelados quando vemos a linha de chegada. Estamos trabalhando nisso há mais de uma eternidade e, no final, cabe a nós decidir quando termina. Nós mostramos para leitores próximos. Nós escolhemos consultar agentes. Depois arriscamos o envio para grades casa editoriais. Também contratamos profissionais de revisão ortográfica gramatical. Somos nós que o enviamos que tornam nosso livro gramaticalmente correto, eficiente em uma base de sentença por sentença e um passo mais perto da publicação.
Se você acelerar esse processo, seu manuscrito poderá ser lido de maneira limpa, mas sua história ainda não estará pronta. Cada livro, publicado tradicional ou independentemente, precisa passar por um extenso período de revisão para melhorar sua estrutura, enredo, caracterização, ritmo e inúmeras outras categorias de redação de romances. Os grandes profissionais do mercado editorial chamam isso de edição de desenvolvimento.
Como também editor de desenvolvimento, é meu trabalho identificar as áreas de um manuscrito que atrapalham o prazer de um livro - tédio, frustração, decepção - e oferecer soluções potenciais sobre como melhorá-las. Nesta lista, darei algumas dicas para identificar e resolver esses problemas você mesmo.
Portanto, interrompa o manuscrito e comece a responder às perguntas abaixo. Essas estratégias para melhorar seu romance são separadas em cinco seções para facilitar a navegação: Introdução e Configuração; Incitando Incidentes e Além; Caracterização e Narrativas Secundárias; Apimentando o Meio Sombrio; e Climax & Resolution.
Nem todas as trinta dessas estratégias se aplicarão ao seu livro, mas cada uma fará com que você preste mais atenção ao que está acontecendo no seu livro e ofereça possíveis soluções sobre como injetar tensão, mesmo nas cenas mais silenciosas.
Sem mais delongas, aqui estão "31 estratégias específicas para melhorar seu romance".
Seção 1
Introdução e Configuração
1. Seu leitor pode determinar o seguinte no primeiro capítulo?
· Quem será o protagonista?
· Que situação precisa ser melhorada?
· Qual é o papel do protagonista no mundo em que se cercam?
·
2. A questão pessoal principal do seu protagonista foi introduzida no início do livro?
Por exemplo, seu protagonista mudará de nervoso para corajoso? Então me mostre seus nervos no começo. De egoísta a altruísta? Deixe-me vê-lo roubar e mostrar esse lado mesquinho. Antes de iniciarmos a jornada em direção à sua melhoria, o leitor deve ser capaz de reconhecer qual é o problema (mesmo que apenas sugerido) o mais cedo possível.
3. O leitor está ciente de informações factuais importantes?
Pense na idade dos personagens, situação familiar, período de tempo, cenário etc.
4. Seu incidente incitante está nos seus primeiros capítulos?
Os leitores gostam de passar um tempo na vida cotidiana antes que o personagem esteja prestes a mudar - mas não por muito tempo. Portanto, não perca tempo chegando lá. Se algo acontecer e mudar o protagonista, o leitor desejará vê-lo rapidamente.
Seção 2
Incitando Incidentes e Além
5. Você introduziu especificamente o que o protagonista deve fazer para alcançar seu objetivo?
Até onde eles têm que ir? De que maneira eles se arriscam a não atingir esses objetivos?
6. O objetivo físico do seu protagonista está ligado a uma contrapartida emocional?
Por exemplo, se seu objetivo é salvar seus amigos de um Demogorgon maligno, considere dar a ele um medo pessoal profundamente enraizado de que eles também devem conquistar para salvá-los. Como leitores, estaremos empolgados em esperar por um futuro em que o protagonista esteja em uma posição emocional melhor do que quando começou.
7. Todos os seus personagens se dão bem?
Caso contrário, areje uma roupa suja em uma das primeiras cenas que eles tiverem juntos. Você não precisa explicar exatamente qual é o problema, mas convém dar ao leitor essa dinâmica problemática para prestar atenção.
8. O leitor sabe a resposta para a pergunta "E se o Protagonista não atingir o objetivo que ele / ela pretende alcançar?"
Como leitores, precisamos entender os riscos, e este é um dos nossos primeiros indicadores de quão altos eles são.
9. Você estabeleceu claramente o primeiro passo que seu protagonista deve dar para iniciar sua jornada física e / ou emocional?
Certifique-se de que esteja claro por que a direção em que eles estão seguindo é descrita como a única maneira de atingir seu objetivo e por que ele / ela acredita que cada passo lhes dará uma chance de sucesso.
10. Seus personagens consideram o que farão depois de atingirem seus objetivos?
Pode ser tão monumental quanto dar as mãos a uma nova namorada em um mundo livre de alienígenas ou tão pequeno quanto comer um pão com salame. Você decide. Um pouco de especificidade nunca machuca ninguém.
11. Quando seus personagens reconhecem o que devem fazer, eles também sabem quando precisam completar esse objetivo?
Um senso de urgência cria uma excelente tensão narrativa. À medida que o relógio avança, o coração do seu leitor estará batendo ao lado do Capitão Hook. Veja todas as tarefas que seu protagonista precisa concluir: como seguisse o tempo de um relógio.
Seção 3
Caracterização e Narrativas Secundárias
12. Quem são seus personagens secundários e o que eles querem?
Eles queriam isso antes de sua primeira aparição neste livro? Eles vão descobrir isso em um futuro próximo? Trate a motivação de cada personagem como um romance em si, exceto que não temos tudo o que fazemos na história do protagonista. Todo mundo tem bagagem na vida real, então deve ser assim também no seu romance. Não?
13. Sua narrativa principal está sendo mencionada em quase todas as cenas?
Boa. Como leitor, quero seguir esse tópico mesmo enquanto estou fazendo desvios para narrativas secundárias. Não quero seguir para a estrada de uma narrativa secundária e ficar lá por muito tempo.
14. O relacionamento principal do seu romance tem uma história completa?
Isso tem um começo? Os personagens têm objetivos relacionados a esse relacionamento? Que obstáculos estão no caminho deles? Como é o clímax deles? Essa história de relacionamento pode ser silenciosa, mas provavelmente ainda deve existir se me pedirem para investir nela.
15. Como estão seus personagens secundários em comparação com a última vez que o protagonista os viu?
O comportamento geral deles mudou? Suas roupas, estilo de cabelo, saúde? Existe algo que o leitor possa insinuar sobre a mudança anterior desse personagem e se perguntar para onde ele / ela irá daqui?
16. O leitor está sendo atualizado sobre as tentativas do personagem paralelo de alcançar seus objetivos pessoais?
Não deixe de lado suas motivações. O objetivo deles pode até complicar as coisas para o nosso protagonista no caminho.
17. Seu protagonista está nervoso por conhecer algum dos personagens?
Nesse caso, na primeira vez que encontrarmos esse personagem na página, algo deverá explodir ou parecer que a explosão está ocorrendo lentamente. Eles estão nervosos por um motivo, então por que não usar essa tensão?
18. Você tem um personagem estourado?
Se sim, como o leitor os encontra pela primeira vez? Se eles não fizerem algo louco em cena, deixe-me saber a coisa anterior que ele / ela fez que os classifica como um sujeito estourado. Cada vez que eles aparecerem no futuro, o leitor considerará que eles podem afetar o enredo em grande medida. Mesmo apenas a perspectiva de conflito pode excitar seu leitor.
19. Alguém dá uma punhalada no personagem principal e / ou narrativa principal?
Se assim for, grande conflito! Caso contrário, não tenha medo de sugerir que isso é possível. Os leitores gostam de ficar de olho em alguém, mesmo que nos surpreendam sendo um herói mais tarde.
20. Qual é a raiz do conflito pessoal do seu personagem principal?
Ele / ela começa um bom caminho por um período do romance? Então deixe-os falhar um pouco. Em seguida, faça novamente - com ainda mais complicações para o enredo. Quando ele / ela finalmente atingir esse objetivo pessoal no final, parecerá um avanço monumental.
21. Seu Protagonista é perfeito demais?
Considere que eles sigam um caminho questionável para atingir seus objetivos físicos e emocionais. Talvez eles mintam para um amigo para fazê-lo aparecer. Talvez eles roubem alguma coisa. Certifique-se de que sabemos o quanto eles realmente querem e o quanto são como nós.
22. Algum dos objetivos dos personagens secundários depende do protagonista?
Caso contrário, seria uma ótima maneira de colocar pressão adicional no seu protagonista para ter sucesso.
Seção 4
Apimentando o Meio Sombrio
23. Os obstáculos de seus personagens alteram as chances de atingir seus objetivos?
Em alguns manuscritos, coisas ruins acontecem, mas elas não afetam a trama a longo prazo. Se um personagem se deparar com um problema no início de uma cena, provavelmente não deve ser resolvido até o final da cena, a menos que esse personagem ou outro aprenda algo extremamente valioso para o enredo no processo.
24. Seus personagens estão em uma série interminável de derrotas?
Pare de ser tão duro. Dê ao leitor esperança de que os personagens possam fazer isso com pequenas vitórias espalhadas por todo o romance. Os leitores adoram personagens principais impressionantes e gostam de acreditar em sua capacidade de ter sucesso.
25. Seus protagonistas são de boca fechada ou boca grande?
Não importa. Se alguém os engana, quero ouvir que eles reconhecem isso. Mesmo que seja internamente, quero compartilhar esses processos de pensamento com meu personagem principal, para que eu possa confiar neles para derrotar obstáculos e antagonistas no futuro.
26. A dinâmica do relacionamento dos personagens flutua durante suas jornadas?
Não exagere com esses conflitos de personagem, mas eu definitivamente recomendo usá-los. Essa é uma maneira fácil para os leitores permanecerem envolvidos, mesmo durante um capítulo cheio de diálogo e exposição.
27. Qual é a sua porcentagem ao concluir seu livro?
Se ultrapassar os 60%, o protagonista provavelmente deve estar em uma posição diferente do que quando começou. Se eles não mudaram até agora, então os pontos da trama estão realmente fazendo seu trabalho?
28. Pouco antes do clímax, seu protagonista expressa dúvidas sobre alcançar seu objetivo final?
Algo aterrorizante joga uma chave no que eles esperavam do clímax? Mantenha o leitor em alerta, imaginando até o fim se eles terão sucesso.
Seção 5
Climax & Resolution
29. Seu personagem principal foi aconselhado por outra pessoa a atingir seu objetivo de uma certa maneira?
Ótimo. Eles falham nisso. Então, eles precisam alcançar seu objetivo à sua maneira e nos orgulhar de sua intuição e força.
30. Após o seu clímax, seu leitor tem tempo para descomprimir e entender a trajetória de onde cada uma das nossas mini-histórias o levou até ali?
Nem todos precisam ser detalhados, mas devemos ter uma ideia absoluta de onde eles estão indo.
31. Como será a vida depois disso?
Agora que essa história acabou, algo mais está na mente do protagonista? O final perfeito é legal e tudo, mas quanto mais você puder me fazer pensar no futuro, mais eu quero ver nosso personagem principal sendo uma pessoa mais forte e superando tudo o que estiver em seu caminho.
E é isso - por enquanto! Feliz reescrita, amigos. Voltarei o mais rápido possível com mais artigos. E se você precisar de uma ajuda nessa jornada podemos ajudá-lo com nossa expertise, trazendo luz para um caminho mais claro ao seu livro. Quero ajuda com meu livro
Se gosta de postagens como essa se inscreva em nossa lista para receber nossa newsletter exclusiva- Assinar
Comments