O primeiro livro de Jogos Vorazes completou 10 anos de lançamento em 2018. Mais do que uma aventura distópica, a saga é uma reflexão nada inocente sobre a sociedade contemporânea.
No dia 14 de setembro de 2008, chegava às livrarias norte-americanas uma obra que se tornaria sucesso mundial de vendas: Jogos Vorazes teve mais de 50 milhões de cópias impressas só nos Estados Unidos, vendeu mais de meio milhão de exemplares no Brasil, foi traduzido para mais de 26 idiomas e teve seus direitos adquiridos por 38 países. Além disso, a saga foi adaptada para o cinema, tendo seus quatro filmes dentro do TOP 100 maiores sucessos de bilheteria da história. Mas, afinal, o que torna Jogos Vorazes tão viciante?
Eu não acho que seja um acidente. Collins sabia exatamente o que ela estava fazendo. E os escritores modernos fariam bem em seguir sua liderança, pelo menos em parte.
Somos todos jovens adultos
Ficção adulta jovem é muito forte já algum tempo. Mas por quê ? Há, penso eu, duas razões:
1 A cultura jovem é agora a cultura dominante. Vá ao shopping e veja quantas pessoas de 40 e 50 anos estão vestidas como seus filhos adolescentes. Ligue sua TV e assista aos comerciais; eles são voltados para a juventude e aqueles que querem preservá-la.
2 Nós vivemos em um mundo de distrações. Com cada vez mais meios visuais, não surpreendentemente, a maioria das pessoas no Brasil está lendo no nível de um sétimo ou oitavo ano . Então, se você quer escrever um livro para as massas, por que não mirar em jovens adultos?
Como Collins consegue isso? Como ela se conecta com a maior quantidade de pessoas através de sua escrita? Ela escreve romances curtos, em fontes grandes, com capítulos rápidos. Se você vai levar as pessoas a ler o seu conteúdo (seja ficção ou não-ficção), talvez deva considerar fazer o mesmo.
Ou você poderia, claro, lutar contra essa tendência, mas parece ser uma batalha difícil. Somos todos scanners agora de uma forma ou de outra. Talvez seja melhor escrevermos assim.
E mais curto é melhor?
Collins escreve frases curtas que dão um soco. Eles são preocupantemente concisos, como um romance de Hemingway (para ser justo, Hemingway escreveu sua parcela de forma longa, mas ele é conhecido pela estrutura de frases simples). Essa forma de escrever constrói o suspense, que funciona perfeitamente com uma cultura viciada em constantes interrupções.
Para lhe dar uma ideia de como isso é feito, aqui está um trecho de Jogos Vorazes:
Estamos em um terreno plano e aberto. Uma planície de terra batida. Por trás das homenagens à minha frente, não consigo ver nada, indicando um íngreme declive ou mesmo um precipício. À minha direita está um lago. À minha esquerda e para trás, escassas florestas de pinheiros. É aqui que Haymitch quer que eu vá. Imediatamente.
Graças ao barulho constante da TV e da Internet, este é o futuro da escrita. Sim, ainda pode haver um lugar para a forma longa, mas o ônus da prova mudou. Agora, mais curto é melhor, porque significa que o leitor ficará realmente envolvido.
A escrita nervosa soa verdadeira
Jogos Vorazes não é um livro infantil (ou filme). Está cheio de sangue e temas adultos. Como garotos adolescentes batalhando até a morte como uma forma de entretenimento para uma distopia futurista, na qual o governo controla a população através de sacrifícios forçados.
Sim. Intenso.
Se você é um contador de histórias, isso é importante. O mundo é escuro e duro e cheio de dor. Mas ainda há esperança. É por isso que uma história como essa é tão poderosa.
Durante um tempo de autopreservação, uma garota corajosa - Katniss, a personagem principal de Jogos Vorazes - fica no lugar de sua irmã mais nova. Ela se voluntaria para morrer. Em uma época em que nosso futuro é incerto, esses tipos de contos ressoam conosco.
Pela primeira vez em quase um século, não estaremos criando um mundo melhor para nossos filhos. Eles enfrentarão dificuldades que nunca vimos. Precisamos de razões realistas para esperar, apesar das circunstâncias. Jogos Vorazes faz isso. Não de um modo idealista, mas de um modo que soa verdadeiro.
Escreva seus próprios Jogos Vorazes
Precisamos de mais histórias como essa. Precisamos escrever que capta a nossa atenção e a mantém - tanto através da forma como da substância. Então, escreva algo curto que chame a atenção das pessoas. E enquanto você faz isso, dê-lhes esperança. É por isso que todos ansiamos.
Se gosta de postagens como essa se inscreva para receber nossa newsletter - Assinar